segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Comentário de Lc 4,16-30


Jesus é o ungido de Deus, por Ele consagrado, para levar a termo a missão salvifica do povo de Deus. Por isso, Ele, diante do silêncio da sinagoga, assumiu a sí, como de fato é, a profecia de Isaias 61,1-2, com a missão de instaurar o Reino Messianico.
Este é, portanto, o discurso inaugural de Jesus, da sua vida pública, que se dará nos próximos três anos e o texto escolhido por Ele é uma síntese de todo o seu ministério.
Guiado pelo Espírito, que é o sinal da unção que recebeu do Pai, vai preparar a Deus um povo bem disposto, na pessoa dos pobres, vai libertar os cativos e oprimidos de toda forma de escravatura. É um novo tempo de graça que se inicia ao recuperar a visão espiritual do povo, revelando o Reino de Deus que já se faz presente no meio de nós, conforme a vontade do Pai. "E todos são chamados a participar do Reino de Deus, descido à terra, primeiro anunciado aos filhos de Israel, e depois destinado a acolher os homens de todas as nações. Para entrar nele é preciso acolher a palavra de Jesus" (CIC 543).





Edson Costa

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

COMENTÁRIO DE Jo 1,45-51

A manifestação de Jesus ao dizer a Natanael que este era um verdadeiro israelita e sem nenhuma falsidade, faz deste o representante de todo o povo de Israel que espera a vinda do Messias; e isto se dá na figura de Natanael ser visto debaixo da figueira.
Logo, o chamado a "seguir" Jesus, então não é isolado, mas para todos, pois a salvação é oferecida também a todos indistintamente. E assim sendo, a resposta que vamos dar deve corresponder à proporção do chamado que recebemos para "segui-lo".
O fruto deste encontro e do chamado recebido deve levar-nos de súbita alegria a professar fascinados a descoberta que fizemos, da mesma forma que Natanael disse: "Mestre, Tú és o Filho de Deus, o Rei de Israel".
Conhecida a razão da nossa esperança, "Cristo Jesus", o grande encejo do nosso coração deve ser o de tornar conhecido aquele que outrora era esperado, mas que agora já está no meio de nós (no meio de vós está alguém que não conheceis/Jo 1,26b); saindo então do comodismo cotidiano a anunciar que "conhecemos aquele que foi anunciado pelos profetas e de quem Moisés escreveu na lei". Vem e vê, como André chamou seu irmão Pedro, e o próprio Filipe convocou Natanael, ou com a mesma alegria daquela samaritana que deixando o cantaro esperando no poço, foi anunciar na cidade a todo o povo que conheceu a razão da sua vida e da sua felicidade.
Tudo neste mundo é frágil e passageiro. O Eclesiastes vai dizer que tudo debaixo do sol é vaidade e perecerá, porém, o chamado de Jesus nos levará a ver "coisas maiores". Ele nos convida a adentrarmos no mistério da salvação: "Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" .(Jo 1, 29)



Edson Costa

COMENTÁRIO de Mt 19,16-22

Quanta riqueza de ensinamento o Senhor nos trás nas palavras deste evangelho.
Com certeza havia dentro daquele jovem um coração ardendo enquanto ouvia cada palavra que Jesus pronunciava ao povo. O desejo de seguir o Mestre, de estar do seu lado, comer e beber com o Ele, ocupar um lugar no mesmo barco com Jesus; estar entre os seus amigos e conviver com Ele. E isto lhe levou a fazer aquela pergunta inevitável.
Mestre, o que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Assim Jesus lhe responde prontamente que bom é somente Deus e que se deseja entrar na eternidade de cumprir os mandamentos. Mas aquele jovem não satisfeito com a resposta de Jesus queria saber mais: Quais mandamentos, perguntou. A resposta de Jesus cita os mandamentos que se referem ao nosso próximo: não mate, não cometa adultério, não furte, não levante falso testemunho...pois os escribas e os fariseus cumpriam as leis de uma maneira a serem vistos e admirados dos outros, com atos exteriores e sem interesse ao próximo (Mt 15).
Então, para ganhar a vida eterna é necessário fazer de melhor maneira que os escribas e fariseus, é preciso esmerar-se por uma perfeição que vai além da obediência da lei. É preciso mortificar-se e desapegar-se, de sí e do mundo. Assim Ele propõe àquele moço: -Vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me. Por esta ocasião irmãos, o desejo e o fogo que ardia no coração daquele jovem por seguir Jesus, deu lugar à tristeza, porque a sua riqueza o tornou pesado na hora de decidir.
Uma pergunta não pode se calar dentro de nós enquantos vivermos nesta carne: Quais são os bens que eu ainda preciso vender para seguir jesus? O orgulho, a arrogância, a ganância, a malícia, o egoísmo, etc. Deus convida a todos para o seu Reino, portanto, desterremo-nos dos bens que não trazem consolo à nossa alma, amemos o nosso próximo de forma que o pobre se torne menos pobre, porque o tratamos com caridade e justiça; que o fraco se torne forte; que o indigente se torne conhecido, que o desiludido possa sonhar novamente...que o bem que esperamos que nos façam, sejamos os primeiros a praticá-lo. E assim, alegria e paz teremos até a vida eterna.
http://batizadoparaamar,blogspot.com

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A Nova Era e o Cristianismo

            QUE PERIGO A NOVA ERA REPRESENTA PARA O CRISTIANISMO?


Surgirão falsos profetas e não serão poucos os que serão arrastados para o erro. Surgirão falsos messias e falsos profetas que farão grandes prodígios e maravilhas capazes de enganar até mesmo os eleitos. Vede que já estou a vos prevenir! (Mt 24,11.24-25)

* * *

Nos últimos anos, estamos sendo bombardeados com uma série de idéias que, apesar de nos parecerem novas, são, na verdade, antigas (algumas muito antigas mesmo!). Essas idéias falam sobre gnomos, duendes, cristais, meditações, técnicas de relaxamento, "ciências" cósmica, música e medicina alternativa, entre outros. Seus seguidores e defensores as entitulam de Nova Era. Mas, o que a princípio parece ser um movimento pela paz e união dos povos, com teorias e princípios inofensivos ao homem, que visam sua paz interior, é, na verdade, um verdadeiro perigo e escândalo para nós, cristãos.
Por trás da pele de cordeiro do movimento de Nova Era se esconde um lobo devorador, pronto para atacar os incautos. Até mesmo alguns cristãos acham que a Nova Era em nada prejudica sua fé, mas isso ocorre porque não conseguem enxergar o que acontece - principalmente com a parte espiritual - quando decidem praticar algumas de suas teorias.
A Nova Era engloba diversos princípios, alguns até contraditórios, mas é graças a esse "dom" de mesclar os mais variados conceitos que surge seu princípio fundamental: a diversidade gera a unidade. Para eles tudo é bom; o homem deve perseguir a felicidade sem se importar com os meios usados. Óbviamente para eles, nós, cristãos (pelo menos aqueles que realmente conhecem a Palavra de Deus), somos pessoas que dificultam seu avanço, isto é, somos pessoas retrógradas porque não aceitamos seu movimento e muito menos suas idéias. Ocorre que cada idéia da Nova Era possui pelo menos uma contradição bíblica, em geral não muito conhecida ou clara para alguns cristãos. É o caso dos conhecidos gnomos: apesar de "engraçadinhos e bonitinhos", sem nenhum mal aparente, induz à superstição e, por conseguinte, à idolatria pois a pessoa começa a achar que o gnomo é o responsável por sua felicidade e, aos poucos, começa a substituir Deus pelo gnomo, minando a sua verdadeira fé. Isto é apenas um dos exemplos mais simples...

* * *

Houveram falsos profetas no povo de Israel e entre vocês também aparecerão falsos mestres que trarão heresias perniciosas: negarão o Senhor que os resgatou e atrairão sobre si repentina destruição. Muitos seguirão suas doutrinas dissolutas e, por causa deles, o caminho da Verdade cairá em descrédito. Mas o julgamento contra eles já começou há muito tempo e a sua destruição não tardará. (2Pd 2,1-2.3b)

* * *

O movimento de Nova Era começou na Califórnia (EUA) nos anos 60, através da difusão de filosofias orientais, em especial o Budismo, mas com raízes também na teosofia, ocultismo, astrologia, quiromancia e outras crenças sincretistas. A filosofia básica da Nova Era é: Podemos ser o que quisermos pois todos nós somos deuses. Começa daí a total incompatibilidade com o Cristianismo. Além disso, eles omitem a existência de um Deus pessoal que nos ama, omitem que Deus se revelou unicamente por Jesus Cristo e também omitem o Espírito Santo, a Igreja estabelecida por Jesus, o único julgamento após a morte e a existência do Céu e do Inferno. Ao invés, todo o tipo de magia e adivinhações, expressamente condenadas na Bíblia por Deus, é incentivado aos adeptos da Nova Era. Há uma forte insistência na doutrina da reencarnação - que desmente o ato salvífico de Cristo a nosso favor - e na comunicação com os "mortos". Seus seguidores se disfarçam em anjos de luz para minar o Cristianismo, misturando doutrinas estranhas e apresentando novas interpretações para as Sagradas Escrituras, sendo a maioria dessas interpretações revelada por "entidades superiores".
Para conseguirem a colaboração dos cristãos, sem que estes percebam suas reais intenções, apresentam-se como mestres de novas técnicas que garantem o sucesso e a felicidade interior. Essas técnicas são, em uma análise superficial, princípios filosóficos disfarçados que, a princípio, não contradizem os ensinamentos de Jesus e da sua Igreja; contudo, conforme os incautos vão se "desenvolvendo" nessas técnicas, perdem aos poucos o autêntico espírito cristão, permitindo então a interferência demoníaca...

* * *

Ficai atentos para que ninguém vos arme uma cilada com a filosofia, esse erro que segue a tradição dos homens e os elementos do mundo, mas não segue a Cristo (Col 2,8)

* * *

O movimento de Nova Era se caracteriza justamente por não aparentar ser o que realmente é; somente os mais atentos ou informados é que o percebem.
A Nova Era se encontra nos mais diversos lugares, divulgando suas teses e doutrinas, desviando a atenção dos homens de boa vontade para o caminho do erro. Isso sem que os envolvidos percebam no início. Vejamos onde podemos encontrar a Nova Era:

* Temas que não aparentam nenhuma correlação, mesclados de mistérios, teorias e comprovações nebulas, que embutem questionamentos que contradizem a fé cristã: astrologia, tarot, búzios, runas, i-ching, alquimia, biorritmo, chakras, atlântida, ufologia, quiromancia e rabdomancia.
* Movimentos religiosos que confrontam abertamente as bases da fé cristã: espiritismo, rosa cruz, racionalismo cristão, cultos afro-brasileiros, santo daime, arte mahikari, seicho-no-iê, hare krshina, igreja messiânica, clarividência, canalização, mediunidade, premonição, etc.
* Temas variados que, manifestados em certas circunstâncias, mostram-se com uma roupagem tão inocente que custamos a crer que trazem alguma contradição com a fé cristã: cristais, gnomos, duendes, fadas, gnose, esoterismo, she e he, era de aquário, pirâmides, vegetarianismo, fé baha'i, grafologia, radiestesia, yoga, método Silva, cromoterapia, musicoterapia, neurolinguística, etc.

É evidente que alguns destes temas podem possuir pontos positivos que trazem benefícios comunitários ou pessoais. No entanto, devemos estar muito atentos para termos certeza do que realmente são, onde verdadeiramente estamos nos envolvendo e qual a real filosofia existente por detrás dessas coisas aparentemente tão simples e inocentes. Por isso, leia, estude, informe-se e, acima de tudo, peça ao Espírito Santo que o ilumine para que você não perca o verdadeiro caminho que leva ao Pai: Jesus.


FONTE:  AGNUS DEI
**NABETO, Carlos Martins. Apostolado Veritatis Splendor: QUE PERIGO A NOVA ERA REPRESENTA PARA O CRISTIANISMO?. Disponível em http://www.veritatis.com.br/article/4460. Desde 02/08/1999.

____________________________________________________________________________________



_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________

Faltam 24 horas no calendário terrestre ...*

Faltam 24 horas no calendário terrestre ...*



"O Sr. Harold Hill, presidente do Curtis Ensigne Company em Maryland nos U.S.A. e consultante do programa espacial daquele país relata o seguinte: 'Cremos que uma das coisas mais extraordinárias que Deus nos tem mostrado ultimamente, aconteceu há pouco com os nossos astronautas e cientistas espaciais em Gree Belt, Maryland.'

Eles estavam conferindo a posição do sol, da lua e dos planetas no espaço, e onde estes estariam daqui a 100 e 1000 anos.

É necessário projetar a órbita do satélite artificial pela vida do satélite natural para evitar problemas no futuro.

O computador eletrônico foi posto em funcionamento, tanto para frente como para trás, mas de repente parou. Um sinal vermelho apareceu, indicando que algo estava errado, ou com a informação dada ou com os resultados do estudo. Os técnicos foram chamados para verificar o aparelho, mas este foi encontrado em perfeita condição. O diretor do departamento quis saber o que havia de errado. Os cientistas responderam que HAVIAM DADO FALTA DE UM DIA NO TEMPO PASSADO. "Coçaram a cabeça e puxaram os cabelos". mas não havia explicação.

Um religioso da equipe disse: 'Certa vez quando assisti a uma escola dominical falaram que o sol havia parado por um dia'.

Ninguém acreditou nele, mas na falta de outra informação disseram: 'Mostre-nos onde isto está na Bíblia'. Ele pegou a sua Bíblia e no livro de Josué achou uma declaração ridícula para qualquer pessoa de 'bom senso'. Lá estava escrito a palavra do Senhor a Josué, dizendo: 'Não os temais, porque os tenho dado na tua mão, nenhum deles te poderá resistir'.

Josué estava preocupado pois estava cercado pelo inimigo e se escurecesse seria dominado pelo inimigo. Josué, então, ordenou que parasse o sol.

Isto mesmo. O SOL SE DETEVE E A LUA PAROU, E NÃO SE MOVEU PÔR QUASE UM DIA INTEIRO. Voltaram os computadores ao tempo de Josué e descobriram que se perdeu naquela época 23 horas e 20 minutos "QUASE UM DIA INTEIRO". Leram a Bíblia outra vez e lá estava escrito: "... quase um dia inteiro".

Estas palavras pequenas são importantes na Bíblia. Mas os cientistas ainda tinham um problema pois faltavam ainda 40minutos.

Um erro de 40 minutos agora traria sério prejuízo daqui a uns 1000 anos.

Precisavam achar esses minutos porque para um satélite em orbita esta diferença aumenta cada vez mais. O 'religioso' da equipe se lembrou que a Bíblia dizia em outro lugar que O SOL VOLTARA ATRÁS. Os cientistas falaram: 'Você está louco!' mas mesmo assim pegaram o Livro e leram em II Reis. Ezequias acamado e nas últimas, recebeu a visita do profeta Isaías.

O profeta disse ao rei que este não morreria. Ezequias pediu um sinal como prova. Isaías lhe perguntou: 'Quer que o sol progrida 10 graus ou volte 10 graus?" Ezequias respondeu que seria fácil a sombra declinar 10 graus, mas não voltar 10 graus. Isaías falou com Deus E DEUS FEZ VOLTAR A SOMBRA 10 GRAUS. Dez graus é exatamente 40 minutos. Somando-se 23 horas e 20 minutos do tempo de Josué mais 40 minutos em II Reis faz um total de 24 horas, que havia faltado no cálculo dos astronautas. "



Referências: Josué 10.8-13 e II Reis 20.1-11

Transcrito do Jornal "The Evening Star" - Spencer - Indiana





Texto retirado de um estudo bíblico: A COMPROVAÇÃO DA CIÊNCIA



A ciência astronômica já provou que esse dia foi acrescido 23 horas e 20 minutos, conforme aquilo que narra a Bíblia: "quase um dia inteiro"(v.13)

O professor Tottem, astrônomo da Universidade de Yale, descobriu esse dia longo. Ele contou o tempo para trás, partindo do equinócio do outono de 1886 até o dia da batalha de Josué. Achou que a mesma acontecera no dia 22 de julho de 1447 a.C., numa quarta-feira,. Isso foi possível, graça as expressões "o sol se deteve no meio do céu... e a lua no vale de Aijalom".

A Ciência diz que somente há um dia no ano que os dois astros assumem tais posições naquela região: 22 de julho.





A TERRA FORA DO HORÁRIO CRONOLÓGICO



Tottem descobriu que a terra esta fora do horário cronológico, pela contagem regressiva, cerca de "24 horas e não apenas "quase um dia inteiro". Então os estudos continuaram entre ele e outros sábios, e finalmente chegaram a II Reis 20.11 e encontraram a complementação da
passagem de Josué. O "quase um dia inteiro" de Josué 10.13, corresponde a 23 horas e 20 minutos. Os "10 graus, pelos graus que já tinha declinado no relógio-de-sol de Acaz", corresponde a 40 minutos, perfazendo, assim, as 24 horas perdidas pelo cálculo do professor Tottem.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Cardeal denuncia novas formas de gnose: Nova Era, relativismo, esoterismo e agnosticismo

O cardeal Paul Poupard, presidente dos Conselhos Pontifícios da Cultura e para o iálogo Inter-religioso, em sua intervenção na inauguração, em 18 de maio passado, da cátedra «Religiões e espiritualidades não-convencionais”, na Universidade Pontifícia São Tomás de Aquino de Roma (mais conhecida como «Angelicum», explicou o «papel das instituições culturais católicas frente ao relativismo e o esoterismo das religiões e espiritualidades não-convencionais». (Zenit.org, Roma, 9 jun 06).

O cardeal Poupard afirmou que «as religiões e espiritualidades não-convencionais, fenômenos conhecidos como New Age, esoterismo, magia, ocultismo, satanismo, comunicação com o além, apresentam-se como formas de gnose» que «combinam intuições espirituais e métodos tomados ecleticamente das religiões tradicionais e de práticas esotéricas com métodos científicos ou pseudocientíficos de cura, de busca do bem-estar físico e mental». Seu êxito se explica, segundo o Cardeal, «porque encontram um terreno bem preparado pela difusão do relativismo e da indiferença para com a fé cristã, ao que vão unidas as inextinguíveis aspirações do espírito humano para com a transcendência e o sentido religioso, característica constante da história do homem».

O cardeal defendeu que «cultivar uma fé clara, segundo o Credo da Igreja, não é fundamentalismo, mas inteligência e sabedoria, para não ceder à ditadura do relativismo, que não reconhece nada como definitivo e que deixa como última medida só o próprio eu e seus desejos. Relativismo, esoterismo e agnosticismo são os ‘inimigos’ mais enganosos da verdade e do bem». Disse ainda o Cardeal que: «quando o conhecimento do conteúdo da fé cristã é fraco, as seitas desenvolvem-se graças a suas pretendidas respostas às necessidades das pessoas em busca de cura, de filhos, de êxito econômico. O mesmo argumento vale para as religiões esotéricas, cujo êxito afirma-se graças à fragilidade e à ingenuidade dos cristãos pouco ou malformados».

Para o Cardeal «este cenário espiritual e cultural lança um desafio à Igreja e às instituições eclesiais e acadêmicas», e surge a pergunta: que missão a Igreja e as instituições católicas têm para responder a muitas expectativas e ajudar muitas pessoas a encontrar ou reencontrar em Cristo o caminho para a Verdade e a Vida? Segundo ele «O desafio principal é o de uma nova inculturação da fé, em ambientes até agora inexplorados, que vai muito além de uma simples apologética. Minha conclusão é, obviamente, um convite a uma nova Pastoral da Cultura». «A Universidade não é a paróquia, por isso, é importante uma formação cultural e espiritual apropriada, por meio da organização de seminários e grupos de trabalho, centros de diálogo e colóquios interdisciplinares», e é essencial «a fé em Cristo, que implica por sua vez a inteligência do homem e seu coração, o pensamento e a vida, no encontro efetivo com Cristo».

O Santo Padre Bento XVI tem falado da urgência de se lutar contra o relativismo, contra deixar-se levar por qualquer vento de doutrina, como tem acontecido pela cultura dominante nos tempos atuais. Através do Cardeal Poupard, mais uma vez a Igreja dá o seu grito de alerta contra o perigo das seitas e condena a ditadura do relativismo.

Prof. Felipe Aquino

domingo, 16 de agosto de 2009

A MÃE DE DEUS

Vinde e vede
O MUNDO INTEIRO ESPERA A RESPOSTA DE MARIA
SãoBERNARDO DE CLARAVAL

Das Homilias em louvor da Virgem Mãe
(Hom. 4,8-9: Opera omnia, Edit. Cisterc. 4, [1966],53-54 - Séc. XII)

Ouviste, ó Virgem, que vais conceber e dar à luz um filho, não por obra de homem - tu ouviste - mas do Espírito Santo. O Anjo espera tua resposta: já é tempo de voltar para Deus que o enviou. Também nós, Senhora, miseravelmente esmagados por uma sentença de condenação, esperamos tua palavra de misericórdia.

Eis que te é oferecido o preço de nossa salvação; se consentes, seremos livres. Todos fomos criados pelo Verbo eterno, mas caímos na morte; com uma breve resposta tua seremos recriados e novamente chamados à vida.

Ó Virgem cheia de bondade, o pobre Adão, expulso do paraíso com a sua mísera descendência, implora a tua resposta; Abraão a implora, Davi a implora. Os outros patriarcas, teus antepassados, que também habitam a região da sombra da morte, suplicam esta resposta. O mundo inteiro a espera, prostrado a teus pés.

E não é sem razão, pois de tua palavra depende o alívio dos infelizes, a redenção dos cativos, a liberdade dos condenados, enfim, a salvação de todos os filhos de Adão, de toda a tua raça.

Apressa-te, ó Virgem, em dar a tua resposta; responde sem demora ao Anjo, ou melhor, responde ao Senhor por meio do Anjo. Pronuncia uma palavra e recebe a Palavra; profere a tua palavra e concebe a Palavra de Deus; dize uma palavra passageira e abraça a Palavra eterna.

Por que demoras? Por que hesitas? Crê, consente, recebe. Que tua humildade se encha de coragem, tua modéstia de confiança. De modo algum convém que tua simplicidade virginal esqueça a prudência. Neste encontro único, porém, Virgem prudente, não temas a presunção. Pois, se tua modéstia no silêncio foi agradável a Deus, mais necessário é agora mostrar tua piedade pela palavra.

Abre, ó Virgem santa, teu coração à fé, teus lábios ao consentimento, teu seio ao Criador. Eis que o Desejado de todas as nações bate à tua porta. Ah! se tardas e Ele passa, começarás novamente a procurar com lágrimas Aquele que teu coração ama! Levanta-te, corre, abre. Levanta-te pela fé, corre pela entrega a Deus, abre pelo consentimento. Eis aqui, diz a Virgem, a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a Tua palavra (Lc 1,38).

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

LITURGIA DA PALAVRA


Vinde e vede: Orações


Oração de São Pio de Pietrelcina (Padre Pio) - Depois da Comunhão
Oração para depois da comunhão:

Ficai comigo, Senhor, porque Vossa presença me é necessária para não Vos esquecer. Bem sabeis quão facilmente Vos abandono...
Ficai comigo Senhor, porque sou fraco e preciso de Vossa fortaleza para não cair tantas vezes.
Ficai comigo Senhor, porque sois minha vida e sem Vós me esmorece o fervor.
Ficai comigo Senhor, porque sois minha luz e sem Vós me acho em trevas.
Ficai Senhor comigo, para me mostrardes Vossa vontade.
Ficai Senhor comigo, porque desejo amar-Vos muito e estar sempre em Vossa companhia.
Ficai comigo Senhor, se quereis que eu Vos seja fiel.
Ficai comigo Jesus, porque minha alma, conquanto paupérima, todavia quer ser para Vós um habitáculo de consolação, um ninho de amor. Ficai, Jesus, comigo, que entardece e o dia se vai... isto é, a vida passa... a morte se avizinha... avizinha o juízo, a eternidade... e é mister redobrar minha forças para não desfalecer no caminho, e para tal preciso de Vós. Entardece e vem a morte... Inquietam-me as trevas, as tentações, a aridez, as cruzes, as penas, e ah! como preciso de Vós, meu Jesus, nesta noite de exílio.
Ficai, Jesus comigo, pois preciso de Vós nesta noite da vida e dos perigos.
Fazei que eu Vos conheça como Vos conheceram os discípulos de Emaús ao partir do pão, isto é, que a união Eucarística seja a luz que dissipa as trevas, a força que me sustenta e a única felicidade do meu coração.
Ficai, Senhor comigo, porque, ao chegar a morte, quero estar unido a Vós, se não pela Santa Comunhão, ao menos pela graça e pelo amor.
Ficai, Jesus, comigo! Não Vos peço Vosso divino consolo, pois não o mereço, mas o dom de Vossa santíssima presença. Oh! sim, Vo-lo peço!
Ficai, Senhor, comigo! Busco somente a Vós, o Vosso amor, a Vossa graça, a Vossa vontade, o vosso Espírito, porque Vos amo e não peço recompensa alguma, senão aumento de amor..
Amor sólido, prático. Amar-Vos com perfeição por toda a eternidade. Assim seja.

_____________________________________________________________________________________


ORAÇÃO EM TEMPO DE BATALHA ESPIRITUAL

Pai Celestial, eu me ajoelho em adoração e louvor diante de ti. Eu me cubro com o sangue do Senhor Jesus Cristo para me proteger durante este período de oração. Eu me submeto a Ti completamente e sem reservas em todos os setores da minha vida. Eu tomo posição contra toda operação de Satanás que possa me impedir nesse período de oração e me dirijo exclusivamente ao Deus vivo e verdadeiro, recusando-me a qualquer envolvimento com Satanás em minha oração. Satanás, eu te ordeno, em nome do Senhor Jesus Cristo, que saias da minha presença com todos os teus demônios e eu coloco o sangue de Jesus Cristo entre nós. Pai celestial, eu Te adoro e Te louvo.

Senhor Tu és Supremo, Eterno. Nos Céus Tu estabeleces-te o Teu trono, e o Teu Reino domina sobre tudo.

O teu Nome é Grande Eu Sou, o Alfa e o Omega, o poderoso El-Shaddai. Magnificente, sobrevestido de Glória e Majestade, coberto de luz como por um manto, Tu, Senhor, é o Altíssimo eternamente.

Glória e Majestade estão diante de Ti. Força e Formosura no Teu Santuário.

Tu reinas revestido de Majestade, cingido de Poder. Desde sempre, desde a Antiguidade está firme o Teu Trono. Só Tu és Deus desde a Eternidade. Tu és o Deus supremo, e o grande Rei acima de todos os deuses.

Nas Tuas mãos estão as profundezas da Terra, e as alturas dos montes Te pertencem. Teu é o mar pois Tu o fizeste, e obras das Tuas mãos são os continentes. Entendeu o Céu como uma cortina, pôs nas águas o vigamento da Tua morada. Tu firmaste o mundo; Tu és o Senhor de toda a Terra. A Tua Glória é para sempre!

Reconheço que és digno de receber toda a glória, toda a honra e todo o louvor. Renovo a minha fidelidade a Ti para que o Bendito Espírito Santo me capacite neste período de oração. Eu agradeço Pai Celestial, por teres me amado desde a eternidade passada, por teres enviado o Senhor Jesus Cristo a este mundo para morrer como meu substituo a fim de que eu fosse redimido. Eu agradeço por que o senhor Jesus Cristo veio como meu representante e porque através dele Tu me perdoaste completamente, deste-me vida eterna; deste-me a justiça perfeita do Senhor Jesus Cristo, de modo que agora estou justificado.

A Vida veio através do sangue, do sangue de Cristo Jesus. Ele, como perfeito Sumo Sacerdote, Sacerdote imutável, santo, inculpável, sem mácula alguma, mais alto do que os Céus, a Si mesmo se ofereceu. E assim firmou uma Aliança entre Deus e os homens. Aliança de Sangue, incorruptível e indestrutível. Tornou-se o Mediador dela, por meio da qual recebemos a promessa da herança.

E sobre a minha vida está o Sangue do Cordeiro, e não mais será cobrado os meus pecados, não entrarei em juízo; passei da morte para a vida. Sou feito justo pelo sangue, servo da Justiça, e tenho finalmente Paz com Deus. E nenhuma condenação há para sobre mim que estou em Cristo. Porque a Lei do Espírito da Vida me livrou da Lei do pecado e da morte!

Cristo morreu, mas ressuscitou. Está vivo, vive eternamente, voltou ao Seu lugar de origem. Está assentado à direita de Deus e intercede por nós. Ele não pôde ficar aprisionado pela morte, pelo contrário, trouxe com ele as chaves da morte e do Inferno. Tragada foi a morte pela vitória.

Eu te agradeço pelo Espírito Santo, o Consolador, o próprio Deus que habita em mim. Pois Tu me guias em a toda a Verdade.

Eu te agradeço porque em Jesus me fizeste completa e porque Te ofereceste a mim para ser minha ajuda e força diária. Pai Celestial, vem e abre os meus olhos para que eu possa ver como Tu és grande e como Tua provisão é completa para este dia. Em nome do Senhor Jesus Cristo assumo meu lugar com Cristo nos lugares Celestiais com todos os principados e potestades, poderes das trevas e espíritos malignos, sob os meus pés. Eu te agradeço porque a vitória que o Senhor Jesus Cristo obteve para mim na cruz e na ressurreição foi-me dada e porque estou assentado com o Senhor Jesus Cristo nos lugares Celestiais; portanto, eu declaro que todos os principados e potestades e todos os espíritos malignos são sujeitos a mim no Nome do Senhor Jesus Cristo. Eu Te agradeço pela armadura que me providenciaste. Eu me cinjo com a verdade, revisto-me da couraça da justiça, calço as sandálias da paz e coloco o capacete da Salvação, para que minha mente, vontade e poder de decisão estejam . Levanto o escudo da Fé contra os ardentes dardos do inimigo e tomo em minha mão a espada do Espírito, que a Palavra de Deus, e uso a Tua Palavra contra todas as forças do mal em minha vida e em minha família. Eu me revisto desta armadura, vivendo e orando em completa dependência de Ti, bendito Espírito Santo.

Jesus, por sua morte, destruiu aquele que tinha o poder da morte, o diabo. E livrou das suas mãos todos os que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida. A Cruz destruiu Satanás. Jesus triunfou sobre ele e todo o seu exército rebelde, Principados e Potestades, e os expôs publicamente ao desprezo. Ele é o cabeça de todo Principado e Potestade. E aguarda por mais um curto período de tempo, quando todo o Inferno será posto por estrado dos seus pés. Porque Deus O exaltou e lhe deu o Nome que está acima de todo nome. Para que diante do Nome de Jesus se dobre todo joelho. Nos Céus, na Terra e debaixo da Terra. E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor!

Eu Te agradeço, Pai Celestial, porque o Senhor Jesus Cristo desfez todos os principados e potestades e os desmascarou e triunfou sobre eles. Reivindico toda essa vitória para a minha vida hoje. Rejeito em minha vida todas as insinuações, acusações e tentações de Satanás e seus demônios. Afirmo que a Palavra de Deus é verdadeira e faço escolha de viver hoje na luz da Palavra de Deus. Eu faço a escolha, Pai Celestial, de viver em obediência a Ti e em comunhão contigo.

Abre os meus olhos e mostra-me as áreas da minha vida que não te agradam. Opera em minha vida para que não haja nenhuma base para Satanás tomar posição segura contra mim. De todas as maneiras no dia de hoje, coloco-me ao Teu lado e sob o ministério do Espírito Santo em minha vida. Pela fé e na dependência de Ti, eu me dispo do velho homem e permaneço dentro de toda vitória da crucificação, onde o Senhor Jesus Cristo forneceu a purificação da velha natureza.

Eu me revisto do novo homem e permaneço dentro de toda a vitória da ressurreição e a provisão que Ele fez por mim ali para viver acima do pecado. Portanto, neste dia, eu me desvencilho da velha natureza com seu egoísmo e me revisto da nova natureza com seu amor. Eu me desvencilho da velha natureza com todas as suas enganosas concupiscências e me revisto da nova natureza com toda a justiça e pureza. Sob todos os aspectos eu me coloca na vitória da ascensão e glorificação do Filho de Deus. Bendito Espírito Santo, eu Te peço que me enchas. Entra em minha vida, derruba todos os ídolos e expulsa todos os inimigos. Eu Te agradeço, Pai Celestial, pela expressão da Tua vontade para a minha vida diária conforme me mostraste na Tua Palavra. Por isso reivindico toda a vontade de Deus para hoje. Sinto-me grato por teres me abençoado com toda a sorte de bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Jesus Cristo.

Eu Te agradeço porque Tu fizeste uma provisão tal que já hoje eu posso viver cheio do Espírito Santo de Deus com amor e alegria e auto-controle em minha. E eu reconheço que esta é a Tua vontade para mim e, por isso, rejeito a todas as tentativas de Satanás e seus demônios de me roubarem a vontade de Deus. Recuso-me no dia de hoje a crer em meus próprios sentimentos e levanto o escudo da fé contra todas as acusações e todas as insinuações que Satanás venha a colocar em minha mente. Eu reivindico a plenitude da vontade de Deus para o dia de hoje. Em nome do Senhor Jesus Cristo, eu me submeto completamente a Ti. Pai Celestial, como em sacríficio vivo, eu faço a escolha de não me conformar com este mundo. Eu faço a escolha de ser transformado pela renovação da minha mente e peço que Tu me mostres a Tua vontade e me capacites a andar em toda a plenitude da vontade de Deus para o dia de hoje.

Eu te agradeço, Pai Celestial, porque as armas do nosso conflito não são carnais, mas poderosas para, através de Deus, derrubar as fortalezas, para desfazer as imaginações e todas as coisas altivas que se exaltam contra o conhecimento de Deus, trazendo cativo cada pensamento em obediência ao Senhor Jesus Cristo. Portanto, em minha própria vida no dia de hoje, eu derrubo as fortalezas de Satanás contra a minha mente, e submeto a minha mente a Ti, Bendito Espírito Santo. Eu afirmo, Pai Celestial, que Tu não nos concedeste espírito de temor, mas poder e amor e uma mente sã. Eu derrubo e esmago as fortalezas que Satanás levantou contra as minhas emoções no dia de hoje, e eu entrego minhas emoções a Ti, fazendo a escolha de tomar as decisões da fé que são convenientes.

Eu esmago as fortalezas que Satanás armou contra o meu corpo no dia de hoje e entrego o meu corpo a Ti, reconhecendo que sou o teu templo; e me regozijo em tua misericórdia e tua bondade.

Pai Celestial, peço agora que através deste dia Tu me vivifiques; mostra-me como Satanás está impedindo, tenta, mentindo, dissimulando e distorcendo a verdade em minha vida. Capacita-me a ser-Te agradável. Capacita-me a ser agressivo na oração. Capacita-me a pensar os teus pensamentos de acordo contigo e a dar-te o teu lugar de direito em minha vida.

Novamente, eu me cubro com o Sangue do Senhor Jesus Cristo e oro para que Tu, Bendito Espírito Santo, coloques toda a obra da ressurreição, toda a obra da glorificação e toda a obra do Pentecostes em minha vida no dia de hoje. Eu me submeto a Ti, eu me recuso a ser desencorajado, Tu és o Deus de toda esperança, Tu tens provado o Teu poder ressuscitando Jesus Cristo dos mortos e eu reivindico de todas as maneiras a Tua vitória sobre todas as forças satânicas em minha vida, e rejeitos estas forças.

Eu oro em nome do Senhor Jesus Cristo, com ações de Graças.

Amém.
.....................................................................................


Vinde e vede: Orações

ORAÇÃO DE EXORCISMO

INÍCIO DA ORAÇÃO DE EXORCISMO:

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

"Levanta-se Deus, eis que se dispersam seus inimigos, e fogem diante dele os que o odeiam. Eles se dissipam como a fumaça, como
a cera que se derrete ao fogo, assim perecem os maus diante de Deus"(sl67).
"Julga Senhor os que me atacam, combate os que me combatem.
Sejam confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida; retrocedam e sejam cobertos de vergonha os que maquinam males
contra mim.
Sejam como a palheira levada pelo vento, quando o Anjo do Senhor os acossar.
Seja o seu caminho tenebroso e escorregadio quando o Anjo do Senhor os perseguir.
Porquanto sem razão me estenderam a sua rede, sem razão cobriram-me de ultrajes.
Venha sobre eles de improviso a ruína. Apanhe-os a rede por eles mesmo preparada.
Eles próprios caiam na armadilha que me prepararam. Então, a minha alma exultará no Senhor, e se alegrará pelo seu auxilio"(Sl34)
GLÓRIA AO PAI, AO FILHO, E AO ESPÍRITO SANTO...ASSIM COMO ERA NO PRINCIPIO, AGORA E SEMPRE. AMÉM.

A SÃO MIGUEL ARCANJO
Gloriosíssimo Principe da milícia celeste, São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate e na luta contra os principados e potestades, contra os espíritos dirigentes deste mundo de trevas, contra os espíritos malígnos espalhados pelos ares. Vinde em socorro dos homens que Deus criou imortais, e fez à imagem da sua própria natureza e resgatou por grande preço da tirania do demônio.
Combatei hoje, com o exército dos anjos bons, o combate do Senhor, assim como outrora lutaste contra Lúcifer, chefe do orgulho, e contra os anjos apóstatas. Eles não prevaleceram e nem foi mais encontrado o lugar deles no céu, mas foi expulso aquele grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, que seduziu todo o orbe; e foi lançado na terra, e seus anjos juntamente com ele.
Eis que o inimigo antigo e homicida se ergueu com veemência. Transfigurado em anjo de lúz, com toda caterva de espíritos maus, circundou e invadiu toda a terra, para que nela destruísse o Nome de Deus e de Seu Cristo e roubasse as almas destinadas à coroa da glória eterna, e as prostasse e as perdesse na morte eterna.
O dragão maldito transvasou, como rio imundissimo, o veneno de sua iniquidade, em homens depravados de mente e corruptos de
coração; incutiu-lhes o espírito de mentira, impiedade, blasfêmia, e seu halíto mortifero de luxúria, de todos os vícios e iniquidades.
As hostes astuciosíssimas encheram de amargura a Igreja, Esposa Imaculada do Cordeiro, e inebriaram-na com absinto; puseram-se em obras para realizar todos os seus impios desígnios. Alí onde está constituída a sede do Beatíssimo Pedro e Catedra da Verdade para iluminar os povos, aí colocaram o trono de abominações, para que ferido o Pastor, dispersassem as ovelhas.
Vinde pois, general invictíssimo, e dai a vitória ao povo de Deus contra as perversidades espirituais que irrompem. A Santa Igreja vos venera como seu guarda e protetor, vos glorifica como defensor contra as forças abomináveis da terra e dos infernos. Confiou-vos o Senhor a missão de introduzir na felicidade celeste as almas resgatadas. Rogai pois ao Deus da paz, que esmague satanás sob nossos pés, a fim de que ele não mais possa manter cativos os homens e fazer mal à Igreja.
Apresentai ao Altíssimo as nossas preces, a fim de que sem tardar o Senhor nos faça misericórdia, e vós contenhais o dragão, aquela antiga serpente, que é o demônio e satanás, e o lanceis encadeado no abismo, para que não mais seduza as nações.
Desde já , confiados em vossa assistência e proteção, empreendemos com fé e segurança a repelir os assaltos da astúcia diabólica, em Nome de Jesus Cristo, Deus e Senhor nosso.
Eis a Cruz do + Senhor, fugí potências inimigas.
Venceu o Leão da Tribode Judá, a estirpe de Daví.
Venha a nós Senhor, a vossa misedicórdia.
Como esperamos em vós.
Senhor escutai a minha oração.
E chegue até vóso meu clamor.

Oremos: Deus e Pai Nosso Senhor Jesus Cristo. Invocamos o vosso Santo Nome, e suplicantes pedimos com instância a vossa clemência, para que pela intercessão da Imaculada Sempre Virgem Maria, Mãe de Deus, do Bem Aventurado Miguel Arcanjo, de São José, esposo da mesma bem-aventurada Virgem, dos bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo e a de todos os Santos, vos digneis auxiliar-nos contra Satanás e todos os outros espíritos imundos que vagueiam pelo mundo para fazer mal ao gênero Humano e perder as almas. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

EXORCISMO
Nós te exorcizamos, quem quer que sejas, espírito imundo, poder satânico, horda do inimigo infernal, legião, assembléia ou seita diabólica. Em Nome e pelo poder de Jesus Cristo + Nosso Senhor, sê extirpado e expulso da Igreja de Deus, das almas criadas à imagem de Deus e resgatadas pelo Sangue Precioso do Cordeiro Divino.
+ Não ouses mais, pérfida serpente, enganar o gênero humano, perseguir a Igreja de Deus, atormentar e joeirar como o trigo os eleitos de Deus + . Ordena-te o Deus Altíssimo
+, a quem em tua grande soberba pretendes ainda te igualar, o qual quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. Ordena-te Deus Pai + , ordena-te Deus Filho +, ordena-te Deus Espírito Santo +, ordena-te a Majestade de Cristo, Verbo Eterno de Deus feito carne +, que para salvar nossa humanidade perdida por teu ódio, Se humilhou a Sí mesmo, fazendo-Se obediente a té a morte, edificou Sua Igreja sobre a rocha firme e decretou que as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela, porque permanecerá com ela todos os dias, até a consumação dos séculos.
Ordena-te a virtude ocuta da cruz +, e o poder de todos os mistérios da fé cristã. Ordena-te a gloriosa Virgem Maria, Mãe de Deus +, que em sua humildade esmagou desde o primeiro instante de Sua Conceição Imaculada, tua cabeça cheia de soberba. Ordena-te + a fé dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e dos outros Apóstolos. Ordena-te + o sangue dos mártires e a piedosa intercesão de todos os santos e santas.
Assim, pois, dragão maldito e toda legião diabólica, nós te conjuramos pelo Deus + verdadeiro, pelo Deus + vivo, pelo Deus + Santo, pelo Deus que amou o mundo a ponto de entregar Seu Filho Unigênito, afim de que quantos creiam n'Ele não pereçam, mas tenham a vida eterna. Cessa de enganar as criaturas humanas, e de lhes oferecer o veneno da perdição eterna, cessa de fazer mal à Igreja e de armar laços à sua liberdade.
Vai-te, embora, satanás, inventor e mestre da mentira, inimigo da salvação dos homens. Dá lugar a Cristo, em quem nada encontraste de tuas obras. Dá lugar à Igreja, una, santa, católica e apostólica, que o próprio Cristo adquiriu com o Seu Sangue.
Abaixa-te sob a mão poderosa de Deus. Treme e foge à invocação que fazemos do Santo e terrível Nome de Jesus, a quem os infernos temem, a quem estão sujeitas as virtudes dos céus, as potestades e as dominações, a quem os Querubins e os Serafins louvam num concerto sem fim dizendo: "Santo, santo, santo é o Senhor Deus dos Exércitos".

Senhor, escutai a nossa oração.
E chegue até vós o nosso clamor.

Oremos: Deus do Céu, Deus da Terra. Deus dos Anjos, Deus dos Arcanjos, Deus dos Patriarcas, Deus dos Profetas, Deus dos Apóstolos, Deus dos Mártires, Deus dos Confessores, Deus das Virgens, Deus que tendes o poder de dar a vida após a morte, o repouso após o trabalho, porque não há outro Deus além de Vós, e não pode haver outro senão Vós, o Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, cujo reino não terá fim. Suplicamos humildemente à Vossa gloriosa majestade, que Vos digneis libertar-nos com Vosso poder e guardar-nos incólumes de todo domínio, laço, ardil e perversidade dos espíritos infernais. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

- Dos embustes do demônio, livrai-nos Senhor.
- Que Vossa Igreja vos sirva em tranquila liberdade, nós rogamos, ouví-nos Senhor.
- Que Vos digneis confundir os inimigos da Santa Igreja, nós vos rogamos, ouví-nos Senhor.

Ó Coração Eucarístico de Jesus, por aquela chama de amor na qual ardeste no momento em que Vos dáveis todo a nós na Santíssima Eucaristia, humildemente Vos suplicamos que Vos digneis livrar-nos poderosamente e guardar-nos incólumes de todo poder, laço, engano e malvadez dos espíritos infernais. Assim seja.

Ó Coração Eucarístico de Jesus, livrai-nos cada vez mais das insídias de satanás.

_____________________________________________________________________________________