sexta-feira, 23 de julho de 2010

Cerco de Jericó



                                                                  HISTÓRICO

O primeiro Cerco de Jericó aconteceu na Palestina, no deserto da Judéia, conforme narrativa do Antigo Testamento a respeito da sucessão de Moisés. Após a sua morte, Josué foi escolhido por Deus para conduzir o povo hebreu. Josué, filho de Num, era um jovem fiel e temente a Deus.

Deus ordenou a Josué que comandasse o exército de Israel, em direção a terra prometida. Chegando em Jericó, se deparou com uma cidade cercada com uma muralha intransponível.

Diante dessa muralha, Josué viu um anjo com uma espada na mão, o qual dava a ele as instruções para romper com aquelas muralhas e entrar em Jericó.
A orientação de Deus, através do anjo, era que, durante seis dias, os valentes guerreiros de Israel dessem uma volta em torno da cidade e que no sétimo dia, eles tocassem trombetas e fizessem um grande clamor, pois pelo poder de Deus as muralhas cairiam.

Esse foi o primeiro cerco de Jericó, porém, não foi o último. Muitos outros foram realizados durante a trajetória cristã.

Em 1979, no dia 8 de maio, o Santo Padre deveria vir à Polônia para a comemoração do 91° aniversário do martírio de Santo Estanislau, bispo de Cracóvia.
No final de 1978, Nossa Senhora, com o título de Rainha Vitoriosa do Santo Rosário, dá uma ordem a uma alma privilegiada da Polônia, nos seguintes termos: "Para a preparação da primeira peregrinação do Papa à sua Pátria, deve-se organizar na primeira semana de maio de 1979, em Jasna Gora, um Congresso do Rosário: sete dias e seis noites de rosário consecutivos diante do Santíssimo Sacramento exposto."

A oração do rosário proposta por nossa Senhora era uma investida impetuosa, tal qual aconteceu em Jericó e, com o mesmo poder, por isso recebeu o mesmo nome:
"Cerco de Jericó".

O padre-diretor de Jasna Gora não queria a realização do cerco em maio, temendo que atrapalhasse os preparativos para a visita do Santo Padre. Mas Nossa Senhora sabia que o Papa não viria nesse período, então ordenou que os rosários fossem rezados na primeira semana de maio.

Quando o povo soube que as autoridades não haviam aprovado o visto de entrada no país ao Santo Padre, assim como havia ocorrido a Paulo VI em 1966, redobraram o fervor pela oração dos rosários e, no dia 07 de maio, data do término do Cerco, "as muralhas de Jericó" caíram. Eles receberam um comunicado anunciando a visita do Santo Padre à Polônia nos dias 2 a 10 de junho.

Depois desse episódio, e, com a constatação da vitória alcançada através do "cerco", a Santíssima Virgem ordenou que se organizassem Cercos de Jericó todas as vezes que o Papa João Paulo II saísse em suas viagens apostólicas.
A Renovação Carismática Católica também adotou a prática dos cercos de Jericó, mantendo a característica da oração permanente diante do Santíssimo Sacramento, durante sete dias e seis noites, iniciando com uma missa e com a presença constante dos fiéis diante de Jesus Eucarístico.

Tendo em vista que nem sempre existe a disponibilidade das pessoas permanecerem sete dias diante do Santíssimo exposto, e que muitas delas gostam de rezar o "cerco" individualmente, surgiram duas modalidades de cerco: aquele que é rezado durante sete dias e seis noites ininterruptamente, mas não, necessariamente, diante do Santíssimo Sacramento; e o que é rezado individualmente diante do Santíssimo numa determinada hora do dia.

Diante da necessidade de orações de intercessão pelo povo de Deus, o Cerco de Jericó também pode ser rezado por um grupo de fiéis, não necessariamente diante do Santíssimo, mas cada qual em sua residência ou outro local apropriado, que unidos numa mesma intenção pedem a Deus os seus favores.

Para atendermos a essas necessidades, termos maiores êxitos em nossas orações, e bons resultados nas lutas espirituais, estou  postando as orações retiradas do livro "Cerco de Jericó". Elas podem alcançar de Deus a força e o poder para derrubar as muralhas de nossas vidas.


                                           PARA BEM REZAR O CERCO DE JERICÓ:

** Estabeleça uma relação com suas intenções particulares;

** Faça uma boa confissão em preparação;

** Peça a inspiração de Deus e a presença do Divino Espírito Santo para purificar suas intenções e mostrar as verdadeiras muralhas a serem derrubadas;

** Estabeleça os 7 dias, ou as 7 semanas e o horário de oração;

** Realize, de preferência, diante do Santíssimo Sacramento esta oração. Em caso de impossibilidade, faça diante da cruz;

** Inicie cada dia com o sinal da cruz, se tiver água benta, faça uma aspersão no local e persigne-se (com água benta na ponta dos dedos e faça o sinal da cruz na fronte, lábios e coração) recite o: "Pelo sinal da Santa Cruz, livra-nos Deus nosso Senhor de todos os nossos inimigos";

** Em seguida, durante seis dias, inicie o Cerco rezando a oração do Credo e as demais orações constantes no livro, até a passagem de Josué, capítulo 6. Nos locais indicados, coloque as intenções e situações específicas;

** No sétimo dia, as orações serão rezadas novamente, mas o capo 6 de Josué deverá ser rezado sete vezes;

** Ao terminar, sempre faça alguns momentos de louvor e agradecimento; leia e reflita um texto da Sagrada Escritura.

CERCO DE JERICÓ

1 - Reze o "Credo"
2 - A carta de São Paulo  aos Efésios 6,10-20:
3 - A carta de São Paulo aos Coríntios  IIcor. 10,3-7
4 - Salmo 91 "Quem habita na proteção do Altíssimo..."
5 - Evangelho segundo São Lucas 1,46-55 "Magnificat"

                                                                       ORAÇÃO
 
Ó Pai Celestial, em nome de seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo, peço-lhe que o poder que deste para Josué e seus companheiros nas muralhas de Jericó, seja dado a mim e aos que fizerem esta oração. Peço-lhe,  Senhor Jesus,  quebre as muralhas de pragas, por boca ou contaminação, em relação aos nossos antepassados e nos dias de hoje.  Senhor Jesus quebre todas as muralhas de maldições vindas de nossos antepassados e nos dias de hoje. Senhor Jesus quebre todas as muralhas do egoísmo, do ciúme, dos vícios, das origens que forem. SenhorJesus quebre as muralhas das brigas, contendas, dissoluções de casamento, de famílias.(grupos de oração e ministérios), e de todos os tipos de desunião. Senhor Jesus quebre as muralhas de dificuldades financeiras, falta de emprego, dificuldades nos negócios, dificuldades no trabalho, falta de dinheiro e outras dificuldades quais forem. Senhor Jesus quebre as muralhas das doenças sejam elas quais forem, principalmente o câncer, a leucemia, a depressão, a aids, dependência do álcool, drogas, prostituição, homossexualismo e lesbianismo. Jesus quebre todas as muralhas dos maus pensamentos, iluminações, astúcia de satanás de todas as origens em nossa mente. Jesus quebre toda a ação de satanás em nossa vida espiritual e faça com que sejamos totalmente renovados pelo teu sangue derramado na Cruz. Senhor Jesus quebre todo o ocultismo em nosso passado e agora, seja ele magia, sortilégio, dependência, pacto, entrega com entidade, sejam da origem que forem. Senhor Jesus quebre todas as muralhas que impedem a obra de Deus em nossas vidas. Senhor Jesus entregamos nossas vidas a Ti, para que haja um novo Pentecostes em nós e acreditamos em Tua vitória que também é nossa. Amém.

SALMO 67
"Levanta-se Deus, eis que se dispersam seus inimigos e fogem diante dele os que o odeiam. Eles se dissipam como a fumaça, como a cera que se derrete ao fogo. Assim perecem os maus diante de Deus". ( vs. 2,3 )

SALMO 34 
“Lutai, Senhor, contra os que me atacam; combatei meus adversários. Empunhai o broquel e o escudo, e erguei-vos em meu socorro. Brandi a lança e sustai meus perseguidores. Dizei à minha alma: Eu sou a tua salvação. Sejam confundidos e envergonhados os que odeiam a minha vida, recuem humilhados os que tramam minha desgraça. Sejam como a palha levada pelo vento, quando o anjo do Senhor vier acossá-los. Torne-se tenebroso e escorregadio o seu caminho, quando o anjo do Senhor vier persegui-los, porquanto sem razão me armaram laços; para me perder, cavaram um fosso sem motivo. Venha sobre eles de improviso a ruína; apanhe-os a rede por eles mesmos preparada, caiam eles próprios na cova que abriram. Então a minha alma exultará no Senhor, e se alegrará pelo seu auxílio.

                                                                      ORAÇÃO

"Levanta-se Deus, pela intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, São Miguel Arcanjo e todas as milícias celestes; sejam dispersos todos os seus inimigos e fujam de Sua face todos os que o odeiam. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém." 
V.  Eis a Cruz do Senhor, fugi potências inimigas!
R.  Venceu o leão da tribo de Judá, a estirpe de Daví.
V.  Venha a nós Senhor, a Vossa misericórdia!
R.  Como esperamos em Vós.
V.  Senhor, escutai a minha oração!
R.  E chegue até Vós o meu clamor.

                                                 ORAÇÃO A SÃO MIGUEL ARCANJO

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas.” Amém.
-São Miguel Arcanjo, defendei-nos e protejei-nos. Amém.

-Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. 
 Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

                                                                          ORAÇÃO   
              
No Nome de Jesus Cristo, pelo Seu Sangue derramado, pela suas cinco chagas, pela intercessão da  Imaculada Virgem Maria, que esmagou a cabeça da serpente, de São José, seu castíssimo esposo e de São Miguel Arcanjo, seja quebrado, destruído, todo o poder de satanás e de seus anjos rebeldes sobre estas intenções:                  (Colocar intenções pessoais!).
...Seja destruído, exterminado, neutralizado todo poder do príncipe das trevas, perseguindo, prejudicando, escravizando, dominando nossas vidas; desejando nossa ruína espiritual, material; semeando ódio, mágoa, desentendimento, orgulho, fofoca, julgamento.
...Seja destruído, exterminado, neutralizado todo espírito de desunião nos nossos lares, pois provocam discórdia, ódio, mágoa, desentendimento, orgulho, fofoca, julgamento.
Seja também queimado, destruído, desmanchado, todo e qualquer trabalho, despacho feito, escrito ou pronunciado contra nossas vidas.
Seja destruído, exterminado, neutralizado todo o nosso conhecimento anterior e atual sobre espiritismo, ocultismo, quimbanda, umbanda, mesa branca, mesa negra, rosa cruz, mens sana, seicho-no-iê, numerologia, gnose e demais superstições.
...Seja também queimado, exterminado, destruído e eliminada, todas as moléstias, dores no corpo, problemas mentais, físicos e espirituais, opressão, perseguição diabólica sobre nós e nossa família, inclusive a rejeição de gestação.
...Seja queimado, aniquilado, neutralizado todo o poder do príncipe do mundo sobre nós provocando discórdia, opressão, tristeza, depressão, angústia, solidão, pavor, desânimo, inveja, ódio, rebeldia, egoísmo, desentendimento.
Agora e para todo o sempre. AMÉM.
 

                        LEITURA DE JOSUÉ  (Cap. 6) – A CONQUISTA DE JERICÓ
 

"Jericó, cidade murada, tinha se fechado diante dos israelitas, e ninguém saía dela nem podia entrar. O Senhor disse a Josué: “Vê, entreguei-te Jericó, seu rei e seus valentes guerreiros. Dai volta à cidade, vós todos, homens de guerra: contornai toda a cidade, uma vez.
Assim farás durante seis dias. Sete sacerdotes, tocando sete trombetas, irão adiante da arca. No sétimo dia dareis sete vezes volta à cidade, tocando os sacerdotes a trombeta. Quando o som da trombeta for mais forte e ouvirdes a sua voz, todo o povo soltará um grande clamor e a muralha da cidade desabará. Então o povo tomará (de assalto) a cidade, cada um no lugar que lhe ficar defronte`.
Josué, filho de Num, convocou os sacerdotes e disse-Ihes: “Levai a arca da aliança, e sete sacerdotes estejam diante dela tocando as trombetas.” E disse em seguida ao povo: “Avante! Dai volta à cidade, marchando os guerreiros diante da arca do Senhor.” Logo que Josué acabou de falar, os sete sacerdotes, levando as sete trombetas, retumbantes, puseram-se em marcha diante do Senhor, tocando os seus instrumentos; e a arca da aliança do Senhor os seguiu. Marcharam os guerreiros diante dos sacerdotes que tocavam a trombeta, e à retaguarda seguia a arca; e durante toda a marcha ouvia¬-se o retinir das trombetas. Ora, Josué havia dado essa ordem ao povo: “Não griteis, nem façais ouvir a vossa voz, nem saia de vossa boca palavra alguma, até o dia em que eu vos disser: Gritai! Então clamareis com força”. A arca do Senhor deu uma volta à cidade e retomaram ao acampamento para ali passar a noite.
Josué levantou-se muito cedo e os sacerdotes levaram a arca do Senhor. Os sete sacerdotes, levando as sete trombetas retumbantes, marchavam diante da arca do Senhor, tocando a trombeta durante a marcha. Os guerreiros precediam-nos, e à retaguarda seguia a arca do Senhor. E ouvia-se o retinir da trombeta durante a marcha. Deram volta à cidade uma vez, no segundo dia, e voltaram ao acampamento. O mesmo fizeram durante seis dias. Mas, ao sétimo dia, levantando-se de madrugada, deram volta à cidade sete vezes, como nos dias precedentes: esse foi o único dia em que fizeram sete vezes a volta. Quando os sacerdotes tocaram as trombetas na sétima volta, Josué disse ao povo: “Gritai, porque o Senhor vos entregou a cidade. A cidade será votada ao Senhor por interdito, como tudo o que nela se encontra; exceção feita somente a Raab, a prostituta, que terá a sua vida salva com todos os que se encontram em sua casa, porque ocultou os espiões que tínhamos enviado. Mas guardai-vos (de tocar) no que é votado ao interdito. Se tomardes algo do que foi anatematizado, atraireis o interdito sobre o acampamento de Israel, o que seria uma catástrofe. Toda a prata, todo o ouro e todos os objetos de bronze e de ferro serão consagrados ao Senhor e farão parte do seu tesouro.”
O povo clamou e os sacerdotes tocaram as trombetas. E logo que o povo ouviu o som das trombetas, levantou um grande clamor. A muralha desabou. A multidão subiu à cidade, sem nada diante de si. Tomaram a cidade e votaram-na ao interdito, passando a fio de espada tudo o que nela se encontrava, homens, mulheres, crianças, velhos e até mesmo os bois, as ovelhas e os jumentos.
Josué disse então aos dois homens que tinham explorado a terra: “Entrai na casa da prostituta e fazei-a sair de lá com tudo o que lhe pertence.” Os espiões entraram na casa e fizeram sair Raab, seu pai, sua mãe, seus irmãos e tudo o que lhe pertencia, toda a sua parentela e puseram-nos em segurança fora do acampamento de Israel. Queimaram a cidade com tudo que ela continha, exceto prata, ouro e todos os objetos de bronze e de ferro que foram recolhidos aos tesouros da casa do Senhor. Josué conservou a vida de Raab, a prostituta, bem como a da família de seu pai e a de todos os seus, de sorte que ela habitou no meio de Israel até este dia, por que ela havia ocultado os mensageiros enviados a explorar Jericó.
Então proferiu Josué este juramento: “Maldito seja diante do Senhor quem tentar reconstruir esta cidade de Jericó! Será ao preço do seu primogênito que lhe lançará os primeiros fundamentos, e será à custa do último de seus filhos, que lhe porá as portas!” O Senhor estava com Josué, e o seu renome divulgou-se por toda a terra."

(No sétimo dia leia "Josué Cap. 6" sete vezes).

*** Ao encerrar a oração do Cerco, faça um grande Louvor agradecendo a Jesus, de preferência no Sacrário diante do Santíssimo Sacramento.***
"Tudo o que pedirdes na oração, crede que o tendes recebido, e ser-vos-á dado."
( Mc.11 ,24 )
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário