domingo, 11 de outubro de 2009

DA POLÔNIA PARA OS ALTARES: ''SÃO SYGMUNT S. FELINSKI''

CANONIZAÇÃO DE "D. SYGMUNT FELINSKI" A REALIZAR-SE NESTE DIA 11 DE OUTUBRO DE 2009


                       O Cardeal Stefan Wyszynsk, abrindo o processo de beatificação do Arcebispo Felinski, aos 31.05.l965, apresentou o caminho difícil de sua vida, que conduzia por ''espinhos e abrolhos''.
                       ''Certamente este caminho difícil testemunhará a santidade do arcebispo Felinski. É mais significativo do que sinais e milagres, que haveria de realizar. Era o milagre do amor, a mais bela força do espírito humano, que não deixou abater-se mesmo que tivesse motivo para tanto''.

Caminho espiritual - O Bem-aventurado Zygmunt S. Felinski, era homem que tinha um fé firme e inabalável, e de uma confiança ilimitada na Providência Divina. Na família aprendeu o amor a Deus, à Igreja, a dedicação à Pátria e respeito aos homens. Em primeiro lugar punha o amor ao próximo: "preferia ouvir a voz do amor do que a voz da razão". Como filho fiel da Igreja distinguia-se pelo amor e afeição ao Santo Padre e à Sé Apostólica. Traçõs característicos do seu espírito: a honestidade, coragem, justiça, e ao lado disto a serenidade de espírito, doação e misericórdia, humildade e simplicidade, e ainda laboriosidade e pobreza.
                         Seus contemporâneos chamavam-no: "Orgulho da Pátria", "Martír da fé e pela Pátria", "Fiel filho da Igreja", "Apóstolo da paz e harmonia da nação", fiel seguidor de São Francisco de Assís. Como herança deixou: "uma batina, o breviário e muito amor entre o povo". É o fundador da "Congregação das
Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria em 1857.



        
       "Congregação das Irmãs Franciscana da Sagrada Família de Maria": fundada pelo Arcebispo Felinski em 1857, conta atualmente de 1.100 Irmãs, trabalhando em 145 comunidades religiosas: na Polônia, Brasil, Itália, Bielorússia, Ucrânia, Rússia e Cazaquistão. Desenvolvem sua missão nas Escolas, Assistência Social, Hospitais, Asilos de Idosos, Paróquias e Seminários.
                   


No Brasil a Congregação tem estes endereços:

Casa Provincial (Provìncia Menino Jesus)  : Rua Emiliano Perneta, 640 - Caixa Postal nº 2538 -         Telefone: (41) 224-4984 - CEP 80001-970 - Curitiba-Pr.

Casa Provincial (Provìncia São Francisco de Assís): Rua Polônia, 125 - Caixa Postal nº 171 -          Telefone: (54) 321-1432 - CEP 99700-000 - Erechin-RS



          BEM-AVENTURADO
ZYGMUNT SZCZESNY FELINSKI 
                  (1822-1895)

Arcebispo Metropolitano de Varsóvia
      Fundador da Congregação das
Irmãs Fr. da Sagrada Família de Maria

 Apóstolo da paz e concórdia entre nações
Propagador da Devoção à Virgem Maria
Protetor das famílias e dos que sofrem 
             Franciscano da 3ª Ordem
            -São Sygmunt Felinski
                 -Rogai por nós.



  



Nenhum comentário:

Postar um comentário