segunda-feira, 2 de agosto de 2010

GRUPO DE ORAÇÃO, EU PARTICIPO

        




-Como tem sido a nossa participação no Grupo de Oração? -Estamos sendo fiéis semanalmente?
-Será que achamos que a nossa presença no GO é facultativa porque participamos de algum ministério?
-Não estamos substituindo a nossa presença no GO pelos grandes eventos e retiros?

Como anda o nosso entusiasmo e a alegria do primeiro amor? Desde quando ouvimos a Palavra e recebemos a Profecia, fomos batizados no Espírito Santo para sermos brasas vivas neste braseiro, que é o Grupo de Oração. Ainda continuamos brasas acesas ou temos sido brasas sob as cinzas, apagadas por muitas vezes estarmos separadas umas das outras?

Amados, é no Grupo de Oração que constantemente somos renovados com a efusão do Espírito Santo, alcançando graça pela fé, para vencermos os problemas do dia a dia que temos, e as tribulações desta vida.

É também no Grupo de Oração que praticamos mais liberalmente o uso dos Carismas, através do qual Deus tem feito proezas na vida dos fiéis, edificando desta forma a sua Igreja, consolidando a nossa fé. A razão da nossa esperança é Jesus Cristo que nos deu a sua promessa; (Apo 3, 7-13) "Conheço as tuas obras: Eu pus diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar; porque apesar da tua fraqueza, guardaste a minha palavra e não renegaste o meu nome."

Sendo assim irmãos, não há tempo para descanso, mas de nos prepararmos com maior entusiasmo, animando-nos uns aos outros porque a promessa de Deus é de um futuro brilhante e duradouro para os nossos "Grupos de Oração."



O que é Grupo de Oração?

Se a nossa prioridade é o Grupo de Oração, vamos recordar o que é Grupo de Oração Carismático.

O Grupo de Oração é a célula fundamental da Renovação Carismática Católica, é a expressão máxima e principal da RCC, tendo três momentos distintos: núcleo de serviço, reunião de oração e grupo de perseverança.

Podemos também definir Grupo de Oração como sendo uma comunidade carismática que cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo. Trata-se de uma reunião semanal na qual um grupo de fiéis coloca-se diante de Jesus, sob a ação do Espírito Santo, para louvar e glorificar a Deus, participar dos dons divinos e edificar-se mutuamente.

O grupo de oração da RCC não deve esquecer, obviamente, de sua identidade carismática. Os outros grupos dentro de outras experiências são importantes para a Igreja e para as pessoas, mas o Grupo de Oração carismático tem características próprias: Batismo do Espírito Santo e o uso dos Carismas.

Cada Grupo de Oração precisa ser, na Igreja e no mundo, rosto e memória de Pentecostes, assumir a responsabilidade pela transformação da nossa cultura, criando não só na Igreja, mas no mundo todo, uma cultura de Pentecostes através da qual todos busquem a construção do Reino de Deus. A vivência dessa vocação da Renovação Carismática pede uma consagração sincera de cada um de nós, sem reservas, mantendo a perseverança até nossa Páscoa definitiva.

Um Grupo de Oração cumpre bem sua missão quando seus integrantes vivem plenamente a vida de oração, pessoal e comunitária, aliada à formação, guardiã dos carismas.

Autor: José Maria de Mello Junior - Comissão Nacional de Missão-2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário