segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Comentário de Lc 4,16-30


Jesus é o ungido de Deus, por Ele consagrado, para levar a termo a missão salvifica do povo de Deus. Por isso, Ele, diante do silêncio da sinagoga, assumiu a sí, como de fato é, a profecia de Isaias 61,1-2, com a missão de instaurar o Reino Messianico.
Este é, portanto, o discurso inaugural de Jesus, da sua vida pública, que se dará nos próximos três anos e o texto escolhido por Ele é uma síntese de todo o seu ministério.
Guiado pelo Espírito, que é o sinal da unção que recebeu do Pai, vai preparar a Deus um povo bem disposto, na pessoa dos pobres, vai libertar os cativos e oprimidos de toda forma de escravatura. É um novo tempo de graça que se inicia ao recuperar a visão espiritual do povo, revelando o Reino de Deus que já se faz presente no meio de nós, conforme a vontade do Pai. "E todos são chamados a participar do Reino de Deus, descido à terra, primeiro anunciado aos filhos de Israel, e depois destinado a acolher os homens de todas as nações. Para entrar nele é preciso acolher a palavra de Jesus" (CIC 543).





Edson Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário