quarta-feira, 26 de agosto de 2009

COMENTÁRIO de Mt 19,16-22

Quanta riqueza de ensinamento o Senhor nos trás nas palavras deste evangelho.
Com certeza havia dentro daquele jovem um coração ardendo enquanto ouvia cada palavra que Jesus pronunciava ao povo. O desejo de seguir o Mestre, de estar do seu lado, comer e beber com o Ele, ocupar um lugar no mesmo barco com Jesus; estar entre os seus amigos e conviver com Ele. E isto lhe levou a fazer aquela pergunta inevitável.
Mestre, o que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Assim Jesus lhe responde prontamente que bom é somente Deus e que se deseja entrar na eternidade de cumprir os mandamentos. Mas aquele jovem não satisfeito com a resposta de Jesus queria saber mais: Quais mandamentos, perguntou. A resposta de Jesus cita os mandamentos que se referem ao nosso próximo: não mate, não cometa adultério, não furte, não levante falso testemunho...pois os escribas e os fariseus cumpriam as leis de uma maneira a serem vistos e admirados dos outros, com atos exteriores e sem interesse ao próximo (Mt 15).
Então, para ganhar a vida eterna é necessário fazer de melhor maneira que os escribas e fariseus, é preciso esmerar-se por uma perfeição que vai além da obediência da lei. É preciso mortificar-se e desapegar-se, de sí e do mundo. Assim Ele propõe àquele moço: -Vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me. Por esta ocasião irmãos, o desejo e o fogo que ardia no coração daquele jovem por seguir Jesus, deu lugar à tristeza, porque a sua riqueza o tornou pesado na hora de decidir.
Uma pergunta não pode se calar dentro de nós enquantos vivermos nesta carne: Quais são os bens que eu ainda preciso vender para seguir jesus? O orgulho, a arrogância, a ganância, a malícia, o egoísmo, etc. Deus convida a todos para o seu Reino, portanto, desterremo-nos dos bens que não trazem consolo à nossa alma, amemos o nosso próximo de forma que o pobre se torne menos pobre, porque o tratamos com caridade e justiça; que o fraco se torne forte; que o indigente se torne conhecido, que o desiludido possa sonhar novamente...que o bem que esperamos que nos façam, sejamos os primeiros a praticá-lo. E assim, alegria e paz teremos até a vida eterna.
http://batizadoparaamar,blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário